Web Sites


Uma vida dedicada ao desenvolvimento de Web Sites


Desde 1997 Luciano Silva trabalha com desenvolvimento de sites, para variados clientes com diferentes finalidades. Autodidata, ele aprendeu naquela época a linguagem HTML através dos raros manuais disponíves em revistas e livretos em bancas de jornais, e também pelo método de tentativas de acerto e erro. Desde então ele já desenvolvou mais de 100 sites em seu portifólio. Mas quase nenhum desses sites antigos encontra-se atualmente online tamanho a velocidade pela qual as páginas são atualizadas ou simplesmente são retiradas do ar.

A atividade de desenvolver site consiste no estudo, planejamento e desenvolvimento estrutural do projeto; na programação de códigos, scripts e banco de dados; e na seleção e tratamento das imagens, vídeos e áudios. Tudo reunido, projetado, incrementado, digitado, alinhado, testado, analisado, revisado, corrigido e finalizado, faz nascer páginas que ao serem colocadas no ar, através de um servidor web, permite que as pessoas possam acessar e tomar conhecimento sobre aquilo que está sendo exposto no site. Desde um conceito institucional de uma organização até vendas de produtos e serviços, quase tudo pode ser colocado num site.

Serviços Terceirizados


A maior parte dos trabalhos desenvolvidos foram ocasiões em que Luciano Silva criava sites para os seus próprios clientes. Mas houve outros momentos em que ele pegava trabalhos terceirizados de outros desenvolvedores web, agências ou de profissionais que prestam variados tipos de serviços à sua carteira de clientes. Independente de onde vinha o serviço ou o cliente, Luciano sempre zelou pela velocidade de carregamento, interface, design, redução de códigos, acessibilidade e usabilidade.

Na maioria dos casos os clientes nunca chegaram a saber que seu site não era feito pelo profissional ou empresa contratada, mas na verdade por ele. É comum a prática de assinar o site por quem o desenvolveu (nome da agência ou do profissional). Em muitos sites o nome de Luciano Silva foi omitido justamente porque ele era terceirizado. Mas como ele era pago, isso não o incomodava.

Luciano lembra de uma época, na década de 90, em que por um tempo foi contratado por uma agência de desenvolvimento de sites, para ser debugador de códigos. Debugging é uma palavra em inglês que significa "depuração": atividade de encontrar ou reduzir defeitos (erros) em códigos, softwares ou scripts, para evitar resultados inesperados, como as indesejadas mensagens de erros. A agência era localizada em Copacabana, um dos mais tradicionais bairros do Rio de Janeiro. Seus designers escreviam os códigos HTML e JavaScript dos sites de seus clientes, e Luciano tinha a função de procurar erros apenas lendo os códigos (ele não precisava olhar o site formatado na tela do computador para imaginar como o site seria visto pelas pessoas).

Mercado Prostituído


Com o tempo as linguagens de programação para sites evoluíram, forçando um aprendizado novo e constante pelos profissionais que trabalham com web. Porém, o desestimulante mercado de sites, por conta do "exército de profissionais" que brotam em todos os lugares, sem qualificações, sem qualidade, sem critérios, sem ética ou experiência, competindo entre si, dispostos até a desvalorizar a sua própria mão-de-obra (baixando por exemplo o preço do seu trabalho) para roubar clientes da concorrência, fizeram Luciano Silva desanimar em continuar neste ramo e cada vez mais foi reduzindo o seu tempo dedicado a este tipo de trabalho. Ele costumava dizer que o mercado estava mais do que prostituído, estava dominado por um batalhão de pseudo-webdesigners.

Então ele decidiu agir para mudar a sua realidade profissional e voltou a estudar, formando-se 4 anos depois em Bacharel em Administração. Mesmo depois de formado ele continua, até os dias de hoje, a programar um ou outro site, principalmente para pessoas próximas e especiais como o Marcelo Sampaio, do Centro Cultural Marcelo Sampaio, e o Gerson Sabbá, da Result4 Soluções Criativas. Mas agora já não se trata mais de trabalhar como sendo a sua principal fonte de renda, mas sim pelo prazer de trabalhar em projetos bacanas com os amigos.

Lista de Sites Desenvolvidos


Com o passar do tempo, muitos endereços de sites produzidos foram esquecidos. Luciano simplesmente não se lembra de todos os trabalhos (de clientes ou terceirizados) realizados por ele. E a maioria não está mais online ou estão agora sob a responsabilidade de outros profissionais que o atualizam. A lista a seguir, portanto, não está completa, mas em algum momento Luciano teve participação neles, por completo ou parcial (apenas pequenas atualizações).

3dengenharia.com.br
agibreinstalacoes.com.br
agenciafotomidia.com
alvesjacob.com
apcosta.com.br
argosempreiteira.com.br
cajuca.com.br
carnavaldecampos.com.br
centroculturalms.com.br
clickface.com.br
cnolonline.com.br
conferengenharia.com.br
cotoviaturismo.com
ecoenergy.com.br
ecoenergyrj.com.br
festnoivasedebutantes.com.br
folhadocommercio.cjb.net
gavinhofotografias.com.br
hardbikesport.com.br
iasddoplanalto.com.br
iasddoplanalto.com.br/clube
informatica.cjb.net
ivasp.org.br
jbv.com.br
lencastre.com.br
lojadigital.com.br
lucianosilva.com.br
marcelosampaio.com.br
marciovitor.com.br
mediz.com.br
melancia.cjb.net
mrbrig.com.br
multimarcasrefrigeracoes.com.br
mundocountry.com.br
naboa.com.br
noeljunior.com.br
pjnet.com.br
pjnet.com.br/angra99
pjnet.com.br/arraial99
pjnet.com.br/festadofranco
pjnet.com.br/irmandade
pjnet.com.br/jo
pjnet.com.br/melancia
pjnet.com.br/silva
planerio.com.br
publicidadeonline.com.br
queridaleitora.com.br
radiolitoral.com.br
radiolitoral.net
revistaservir.com.br
saudeevida10.com.br
scafo.com.br
sebeconsultoria.com
silvaonline.cjb.net
silvaotserv.servergame.com
sincca.org.br
staecnon.org.br
tvriosol.com.br
vencedordegigantes.com.br
zebike.com.br

443


LINKS: Home | Quem Sou | Artigos | Educação | Literatura | Fotos | Fale Conosco | Mapa do Site


REDES SOCIAIS: Facebook | Twitter | Instagram | Googleplus | Youtube | Linkedin